Secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello afirma que técnicos estudam mudanças há cerca de sete anos. Entre elas, está implantação de 15 cruzamentos semaforizados. "Todas as nossas equipes estarão nas ruas, e sinalização foi feita de forma adequada", pontua. Prefeito Rogério Cruz destaca que "é nossa missão fazer de tudo para que vias de circulação da cidade fiquem o menos congestionadas possível, inclusive em horários de pico"
Começam a valer dia 14 de maio, às 16h, melhorias propostas pela Prefeitura de Goiânia para o trânsito de motoristas, pedestres, ciclistas e passageiros de ônibus que circulam no Jardim América. As alterações incluem mudanças no sentido de vias, criação de novos corredores do transporte coletivo e construção de ciclofaixa, entre outras novidades (veja, abaixo). O bairro fica na região sul. É o mais populoso da capital.
À frente da equipe de técnicos que modulou o projeto está o secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello. Ele afirma que novidades estão em estudo há cerca de sete anos. "Fizemos pesquisa de origem e destino, priorizando os mais frágeis, mas com a consciência de que não podemos deixar a cidade travar. É o uso da ciência no trânsito da nossa cidade", afirma.
O secretário explica que a gestão do prefeito Rogério Cruz usa tecnologia para melhorar a mobilidade em Goiânia e trabalha para ampliar os corredores do transporte coletivo e modais diversificados, como ciclofaixas.
"Cabe lembrar que essa é a primeira etapa e que já trabalhamos na segunda, que será maior ainda", informa Horácio Mello. "Agentes, faixas aéreas, panfletos, new jerseys, parceria com aplicativos de navegação, além da comunicação por meio de veículos de imprensa darão aos cidadãos os suportes necessários", destaca. "Todas as nossas equipes estarão nas ruas, e sinalização foi feita de forma adequada", pontua.
O prefeito Rogério Cruz lembra que o dinamismo da cidade conduz a administração a agir com criatividade para melhorar o ir e vir da população. Nesse sentido, afirma, é necessário não só garantir a fluidez no trânsito, como também melhorar as condições para o tráfego de ônibus.
"Ter qualidade de vida é também conseguir chegar em casa, depois do trabalho, em tempo razoável", diz o prefeito. "É nossa missão fazer de tudo para que as vias de circulação da cidade fiquem o menos congestionadas possível, inclusive em horários de pico", complementa.
Veja como ficam as novas rotas
Criação de vias de sentido único interligando:
- Vila Alpes ao Bairro Jardim América
- Corredor T-7 ao Corredor T-63
Corredor 1: Rua C-120/Rua C-121/Rua C-208/Rua C-148
- Passará a ter sentido único
Sentido Oeste/Leste: a partir do cruzamento com a Avenida C-107 até a Praça Santos
Sentido Norte/Sul: permanecerá o mesmo sentido da Praça Santos até a Avenida C-171.
- Implantação de cruzamentos semaforizados:
1. Rua C-120/Rua C-121 x Avenida C-1/Rua C-118
2. Rua C-121 x Avenida C-205
3. Av. C-208 x Rua C-131ª
4. Rua C-148/ Avenida C-208 x Av. T-9
5. Rua C-148 x Rua C-137
6. Rua C-148 x Avenida T-63
7. Rua C-148 x Avenida C-171
Corredor 2: Rua C-149/Rua C-209/Rua C-190
- Passará a ter sentido único
Sentido Sul/Norte: a partir do cruzamento com a Avenida C-171 até a Praça Santos
Sentido Leste/Oeste: permanecerá o mesmo sentido da Praça Santos até a Avenida C-107.
- Implantação de cruzamentos semaforizados:
1. Rua C-149 x Avenida C-171
2. Rua C-149 x Rua C-137
3. Rua C-149 x Rua C-133
4. Rua C-209 x Rua C-214
5. Rua C-209 x Avenida C-206
6. Rua C-190 x Avenida C-205
7. Rua C-190 x Avenida C-1
8. Rua C-190 x Avenida C-107
Avenida C-107:
Terá o sentido modificado para duplo no trecho entre a Rua C-190 e a Rua C-120 para acesso à ponte da Avenida Alpes de quem trafega no sentido Leste/Oeste
Ciclofaixas
• Criação de ciclofaixa interligando a ciclovia da Avenida T-63 à ciclovia da Avenida Alpes.
• Ciclofaixa bilateral será na Rua C-149, saindo da Avenida T-63, do lado esquerdo da via, até a Rua C-214.
• A partir da Rua C-214, seguirá pela rua C-121 e Rua C-120 até a Avenida dos Alpes.
Fotos: Secom
Começam a valer dia 14 de maio, às 16h, melhorias propostas pela Prefeitura de Goiânia para o trânsito de motoristas, pedestres, ciclistas e passageiros de ônibus que circulam no Jardim América. As alterações incluem mudanças no sentido de vias, criação de novos corredores do transporte coletivo e construção de ciclofaixa, entre outras novidades (veja, abaixo). O bairro fica na região sul. É o mais populoso da capital.
À frente da equipe de técnicos que modulou o projeto está o secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello. Ele afirma que novidades estão em estudo há cerca de sete anos. "Fizemos pesquisa de origem e destino, priorizando os mais frágeis, mas com a consciência de que não podemos deixar a cidade travar. É o uso da ciência no trânsito da nossa cidade", afirma.
O secretário explica que a gestão do prefeito Rogério Cruz usa tecnologia para melhorar a mobilidade em Goiânia e trabalha para ampliar os corredores do transporte coletivo e modais diversificados, como ciclofaixas.
"Cabe lembrar que essa é a primeira etapa e que já trabalhamos na segunda, que será maior ainda", informa Horácio Mello. "Agentes, faixas aéreas, panfletos, new jerseys, parceria com aplicativos de navegação, além da comunicação por meio de veículos de imprensa darão aos cidadãos os suportes necessários", destaca. "Todas as nossas equipes estarão nas ruas, e sinalização foi feita de forma adequada", pontua.
O prefeito Rogério Cruz lembra que o dinamismo da cidade conduz a administração a agir com criatividade para melhorar o ir e vir da população. Nesse sentido, afirma, é necessário não só garantir a fluidez no trânsito, como também melhorar as condições para o tráfego de ônibus.
"Ter qualidade de vida é também conseguir chegar em casa, depois do trabalho, em tempo razoável", diz o prefeito. "É nossa missão fazer de tudo para que as vias de circulação da cidade fiquem o menos congestionadas possível, inclusive em horários de pico", complementa.
Veja como ficam as novas rotas
Criação de vias de sentido único interligando:
- Vila Alpes ao Bairro Jardim América
- Corredor T-7 ao Corredor T-63
Corredor 1: Rua C-120/Rua C-121/Rua C-208/Rua C-148
- Passará a ter sentido único
Sentido Oeste/Leste: a partir do cruzamento com a Avenida C-107 até a Praça Santos
Sentido Norte/Sul: permanecerá o mesmo sentido da Praça Santos até a Avenida C-171.
- Implantação de cruzamentos semaforizados:
1. Rua C-120/Rua C-121 x Avenida C-1/Rua C-118
2. Rua C-121 x Avenida C-205
3. Av. C-208 x Rua C-131ª
4. Rua C-148/ Avenida C-208 x Av. T-9
5. Rua C-148 x Rua C-137
6. Rua C-148 x Avenida T-63
7. Rua C-148 x Avenida C-171
Corredor 2: Rua C-149/Rua C-209/Rua C-190
- Passará a ter sentido único
Sentido Sul/Norte: a partir do cruzamento com a Avenida C-171 até a Praça Santos
Sentido Leste/Oeste: permanecerá o mesmo sentido da Praça Santos até a Avenida C-107.
- Implantação de cruzamentos semaforizados:
1. Rua C-149 x Avenida C-171
2. Rua C-149 x Rua C-137
3. Rua C-149 x Rua C-133
4. Rua C-209 x Rua C-214
5. Rua C-209 x Avenida C-206
6. Rua C-190 x Avenida C-205
7. Rua C-190 x Avenida C-1
8. Rua C-190 x Avenida C-107
Avenida C-107:
Terá o sentido modificado para duplo no trecho entre a Rua C-190 e a Rua C-120 para acesso à ponte da Avenida Alpes de quem trafega no sentido Leste/Oeste
Ciclofaixas
• Criação de ciclofaixa interligando a ciclovia da Avenida T-63 à ciclovia da Avenida Alpes.
• Ciclofaixa bilateral será na Rua C-149, saindo da Avenida T-63, do lado esquerdo da via, até a Rua C-214.
• A partir da Rua C-214, seguirá pela rua C-121 e Rua C-120 até a Avenida dos Alpes.
Fotos: Secom
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